13 março, 2012

Governo entrega Escola Profissionalizante a Icó fazendo Homenagem ao Prefeito José Walfrido Monteiro

Inauguração de Escola Profissionalizante em Icó - Ceará (13/03/2012 às 19h)



Os jovens dos municípios Icó terão mais possibilidades de preparação para o mundo do trabalho.
Essa oportunidade chega à cidade com a Escola Estadual de Educação Profissional Deputado José Walfrido Monteiro, que será inaugurada pelo governador Cid Gomes nesta terça-feira[13].
A solenidade em Icó acontece às 19 horas na rua Raimundo Ferreira Lima s/n, bairro Conjunto Gama, nas proximidades da entrada da Ponte Piquet Carneiro. Logo após, haverá uma festa com a Banda Furacão do Forró.
Na unidade, os 540 alunos terão acesso aos cursos técnicos de aquicultura, agronegócios, agrimensura e mecânica, além do Ensino Médio. A Escola Deputado José Walfrido Monteiro recebeu o investimento de R$ 8,2 milhões dos Governos Federal e Estadual. O prédio funcionará numa área de 4,5 mil metros quadrados, com 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas.
Os estudantes vão contar com Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A construção segue o padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais e foi supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura [Seinfra], por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia [DAE].
PROJETO - A implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional começou em 2008, com 25 unidades. Durante o ano letivo de 2012, 95 unidades estarão em funcionamento, atendendo em tempo integral, aproximadamente, 31 mil jovens, em cursos técnicos com três anos de duração.

Nessa modalidade de ensino, o estudante tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado pelo Governo do Estado, colocando em prática as habilidades e competências desenvolvidas durante a formação técnica. A previsão é que até o fim de 2014, serão 140 unidades inauguradas.

JOSÉ WALFRIDO MONTEIRO - Filho de Walfrido Monteiro Sobrinho e Josefa Ribeiro Monteiro, nasceu em Icó no dia 22 de dezembro de 1929.
Suas primeiras letras vieram no rastro da disciplina da Professora Ana Vieira Pinheiro, que hoje nomina a escola de 1° grau que substituiu o antigo Grupo Escolar, frequentado por José Walfrido em seus estudos básicos. Posteriormente ingressou no Colégio Salesiano, em Cajazeiras-PB, e concluiu o científico no Colégio Lourenço Filho, em Fortaleza.
Em 1955 prestou vestibular e foi aprovado para o curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará [UFC], colando grau em 1960. Desenvolveu, então, a partir daí, um intenso trabalho de assistência jurídica gratuita às populações carentes de Icó, e municípios circunvizinhos, sobretudo na defesa de cidadãos humildes, cujas terras foram desapropriadas para a construção do Açude Orós. Sua cruzada em busca desses objetivos foi memorável.
A política foi uma consequência do tempo. Seu pai havia exercido por três vezes as funções de prefeito de Icó. A Convenção da ARENA realizada em agosto de 1972 o escolheu como candidato único à Prefeitura de Icó, sendo seu nome sufragado por mais de seis mil eleitores, em novembro daquele ano.
Sua administração foi voltada sobretudo às áreas de educação e saúde. Criou a Fundação Icoense de Educação, sistematizando todas as ações ligadas aos ensinos primário e supletivo, congregando mais de 200 professoras rurais, dedicadas, prioritariamente, à erradicação total do analfabetismo. Na sede do município e em todos os distritos. Fundou um grande número de postos de saúde e montou um esquema de assistência médica que passou a atender toda a população de Icó, sobretudo às pessoas mais carentes.
O trabalho de Walfrido como prefeito gerou o convite de seus pares para disputar, vencer e exercer a Presidência da Associação dos Prefeitos do Ceará [Aprece].
PARLAMENTO - Eleito Deputado Estadual pela primeira vez em 1978, pela ARENA, estreou na Assembliaa Legislativa do Ceará [AL-CE] como um parlamentar profundamente comprometido com os interesses de sua região e do seu Estado. S
ob sua inspiração foi criada a Comissão da Seca, à qual presidiu até sua morte, dedicando o seu maior esforço, visando sistematizar e combater, de forma mais vigorosa e em suas causas estruturais, o secular fenômeno que fustiga milhões de nordestinos.
Reeleito deputado em 1982 para um segundo mandato parlamentar, a fatalidade causou sua morte no dia no dia 14 de novembro de 1983, tirando-o do convívio dos seus familiares, inúmeros amigos, eleitores e administradores.
Sua marca ficou por conta de diversos investimentos para o município icoense, como Caixa Econômica Federal, Unidade Regional da Secretária de Educação do Estado [Crede 17], Micro Região da Saúde Regional, Receita Federal, um anexo da Secretaria da Fazenda do Ceará [Sefaz], a sede da extinta Delegacia de Educação [14ª DERES], hoje chamada 17ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação [CERES], dentre outros patrimônios públicos.
 
Fonte: Site Icó é Notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário