28 novembro, 2011

Tarefa Cumprida


Anunciamos a realização de uma palestra sobre Bullying e Sexualidade na Escola Municipal Antônio Ferreira Lima que realizar-se-ia na última sexta-feira (25/11).
FOI UM SUCESSO!!!
 Iniciamos às 13h30min e finalizamos às 15h45min.
 O Palestrante Professor e Psicopedagogo Cesar Holanda interagiu com alunos do 6º ao 9º Ano sendo por várias vezes interrogado por alunos curiosos sobre sexualidade, bem como pelas práticas de Bullyings dentro das escolas em nosso município e outras exemplares do Brasil.
O professor teve que responder à perguntas dessa natureza:
"O que é uma relação sexo-oral?"
Também se surpreendeu ao ouvir de uma aluna de 11 anos, esse tipo de resposta, ao perguntar de onde nascíamos:
"Do útero da minha mãe."
E outras também sobre bullying...
Foram exibidos vídeos e imagens sobre casos de violência em escolas e sobre o comportamento afetivo entre seres humanos, bem como entre animais irracionais. A motivação superou as expectativas.
 Professor e Psicopedagogo: Cesar Holanda - Palestrante
A ideia inicial surgiu através dos professores José Santos e Maria Simone que também são estudantes. Integram uma turma de cerca de 27 pós-formandos do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade Vale do Salgado. Vale lembrar que o Palestrante é também professor na FVS e atua como Psicopedagogo nas Escola Municipais Professora Lourdes Costa e Manoel Antônio Nunes, concursado para o exercício de suas funções nas escola citadas, às mesmas queremos deixar o nosso abraço pelo apoio ao ceder-nos um tempo profissional de seu colaborador.
 Professores idealizadores: Maria Simone e José Santos
Os idealizadores preocupados com a questão da prevenção de DST's, gravidez na adolescência e a prática de BULLYING na escola onde atuam, pensaram sobre o assunto, comunicaram à Direção Escolar e convidaram o Professor para colaborar no que tange a prevenção dessas práticas que têm se tornado constantes na maioria das escolas da rede de ensino público no Brasil.
 Prof. Cesar Holanda - respondendo às indagações dos alunos
O professor teve que se desdobrar para responder à todas as curiosidades dos alunos. Os mesmos formam dinâmicos e espontâneos em seus questionamentos sobre sexualidade, sexo e práticas agressivas entre alunos-alunos, professores-alunos e até funcionários. Íntegro, capacitado e repleto de conhecimento e experiência o palestrante tirou todas as dúvidas dos expectadores deixando-os agraciados de bônus sobre o tema.
Aproveitamos para, de forma cordial,  agradecer ao CVT, que através de seu Diretor Professor Anselmo, disponibilizou maquetes dos Sistemas Reprodutores Masculino e Feminino, outros instrumentos que enriqueceram as discussões da temática apresentada.
 Sistema Reprodutor Feminino - CVT
 Sistema Reprodutor Masculino - CVT
Boneca e Boneco - CVT

 A Supervisora Escolar do Distrito de Lima Campos Gabriela Teixeira foi convidada, mas não pode comparecer por motivo de força maior. Porém a mesma não mediu esforços para colaborar na realização da palestra e disponibilizou total apoio à escola. Queremos deixar os nossos agradecimentos à mesma.

Por fim, a repercussão foi total e de forma positiva. Todos os alunos elogiaram e agradeceram as palavras de apoio e incentivo aos mesmos, bem como a visão de mundo que a palestra lhes possibilitou abordar. Na verdade, todos os nossos agradecimentos se dirigem aos estudantes pelo comportamento exemplar nas discussões e questionamentos que eles proporcionaram a si próprios e à escola de forma geral.

Sem eles e suas buscas incessantes por novas descobertas em seus mundos de transformações a escola não nos possibilitaria tantas oportunidades de vivenciar coisas tão valiosas para a vida e crescimento da nossa profissão que tanto necessita ser cada dia mais valorizada.

 Elevamos nossos agradecimentos à Secretaria de Educação pelo apoio através dos esforços empenhados pela Supervisora Gabriela Teixeira.
Na ordem: Santos, Simone, Cesar Holanda, Toinha, Sandra, Marilene (atrás) Mazé e Marta.
Nós que fazemos a E.M. Antônio Ferreira Lima agradecemos o apoio de todos.
Porque o compromisso com educação de nossos alunos é sério!

Um comentário:

  1. Onde vcs conseguiram encontrar a maquete do sistema reprodutor feminino? E quanto custou?

    ResponderExcluir